03/11/2022 - DICAS
A compra e venda de imóveis envolve diversas etapas, questões e processos repletos de burocracia e, por se tratar de algo que envolve inúmeros diocumentos e termos do mercado imobiliário, é preciso estar preparado para percorrer a jornada sem contratempos.
Antes de negociar um bem, é imprescindível que você verifique com atenção se há irregularidades sobre ele. Mas, afinal de contas, você sabe o que significa regularizar um imóvel?
A irregularidade de um imóvel pode gerar consequências financeiras e até mesmo a perda da propriedade. Se você tiver os documentos em dia, é possível realizar negociações de compra e venda sem maiores problemas. Caso o registro, a escritura e demais documentos não forem emitidos em cartório, não haverá qualquer tipo de confirmação de que a casa ou apartamento pertence ao seu nome.
Existem diversas razões para você regularizar um imóvel junto à prefeitura, porém, a principal é ficar bem distante de confusões judiciais. Lembre-se que as consequências são diversas, como a propriedade ser tratada como clandestina pelos órgãos públicos, sem contar com pagamentos de multas, que podem impossibilitar que o dono do imóvel realize qualquer tipo de negociação que envolva o bem.
Um dos principais problemas está na falta de documentos, portanto preparamos uma lista com a documentação necessária para que seu imóvel seja regularizado:
O passo a passo envolve algumas etapas importantes às quais você deve ficar atento. Siga o caminho abaixo na hora de organizar toda a documentação e descomplique um pouco a trajetória de regularização:
Vá até o cartório de registro de imóveis da sua cidade e dê entrada no processo. Para evitar problemas, apresente o contrato de compra e venda do bem. Com esse documento em mãos, você vai conseguir emitir a escritura do imóvel.
Assim que tiver a matrícula do imóvel em mãos, o passo seguinte é pedir o Alvará de Regularização. Esse documento vai atestar os procedimentos legais de construção do bem.
Essa fase precisa ser feita em um posto da Receita Federal do seu município! Solicite a emissão da CND (Certidão Negativa de Débitos), com esse documento, você poderá regularizar a sua situação financeira com o INSS e verificar se não há dívidas em seu nome.
Por fim, é fundamental que você confirme a averbação de construção do imóvel. Essa etapa deve ser feita no cartório de registro de imóveis. Com todos esses passos concluídos, o imóvel vai ter a regularização garantida e estará em seu nome, podendo ser facilmente negociado!
É importante mencionar que o tempo de regularização do seu imóvel pode variar muito dependendo das necessidades. Regular um bem sem escritura, por exemplo, pode levar um ano ou mais.
Regularizar o seu imóvel é um compromisso jurídico que todos precisam ter com suas propriedades, evitando assim consequências com seu bem. Vender ou comprar um imóvel engloba processos burocráticos, então, o mais indicado é, antes de entrar em uma negociação, avaliar com cuidado se existem irregularidades sobre o imóvel.
A Portes Imóveis ajudará a você a fazer esse passo à passo, garantindo que sua compra ou venda do imóvel seja realizada com absoluto sucesso. Entre em contato conosco através do WhtasApp pelo numero (51) 99802 6244 e receba um atendimento personalizado.
Fonte: Portes Imóveis Assessoria Imobiliária
Colocamos empenho e paixão
em tudo o que fazemos para
você realizar o teu sonho
da casa própria.
(51) 98026244 WhatsApp
Elifas Portes - CRECI 34223
Charqueadas RS
Charqueadas, Rio Grande do Sul
www.portesimoveis.com.br © 2025. Todos os direitos reservados.